segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Cordilheira dos Andes de Carro

Estávamos super empolgados, realizaríamos o que já estava sendo programado há duas férias.
Viajamos de carro, com o sonho de desbravar a imponente Cordilheira dos Andes e com toda a certeza de que seria o ponto alto da viagem até o Chile.

Rodamos 7.000 kilômetros,
600 litros de combustível
e 1.001 histórias para contar!
Saímos de Joinville na quinta feira dia 22/12, a previsão era chegar em Dionísio Cerqueira/SC fronteira com a Argentina na cidade de Bernardo de Irigoyen ainda de dia, mas como acabamos nos atrasando na saída de casa chegamos ao anoitecer, foram 723 Kilômetros até aqui pernoitamos
no Hotel Iguaçú , café da manhã, ar condicionado e com garagem, para nós que estávamos de carro um ítem de total importânica.
Dica: Viajando de carro, programe a saída o mais cedo possível pela manhã, o dia será mais proveitoso e menor serão os seus gastos em paradas para almoço/lanches e pernoites.
Sexta Feira 23/12 - Saímos cedo do hotel e nos deparamos com 02 situações que nos causaram uma leve dor de cabeça, sem contar com a irritação na vista que o Guto ja havia ganho na viagem, paramos em uma farmácia e compramos um colírio, este não tínhamos na nossa Farmacinha, não esquecendo que na Argentina o Kit de Primeiros Socorros é Obrigatório! Descobrimos que para cruzar o país teríamos que estar vacinados contra a Febre Amarela (Dor de Cabeça nº 01) e também possuir a Carta Verde (Dor de Cabeça nº 02) Para a nossa sorte estávamos quase ao lado do único Hospital da cidade, o qual nos atenderam muito bem. O Guto quem diga, quase chorou com a injeção, queria de gotinhas! (haha-ninguém merece!!! )
Saímos de lá com as solicitadas carteirinhas e vacinados, fomos direto a uma agência de seguros, (essas tinham mais opções) mas na primeira que paramos já fechamos o tal Seguro Internacional contra terceiros, conhecido como Carta Verde, mais um ítem obrigatório para a nossa entrada na Argentina.
Com todas as exigências cumpridas passamos na Aduana (bem tranquilo) e metemos o pé na estrada.
Mais um dia com a parte da manhã praticamente perdida, porém, o excelente estado de conservação das rutas e o pôr do sol que demorou a chegar, hj anoiteceu ás 21 horas (aqui tmbém tem o horário de verão) conseguimos rodar mais que no 1º dia de viagem, hoje foram 897 Kilômetros até Santa Fé, pernoitamos no Hotel Avellaneda (Ruta 11 Km 792), com todos os requisitos básicos exigidos: ar condicionado, garagem e "café da manhã" - o que foi servido Café/Leche e Croissant´s, bem diferente dos hotéis brasileiros com muitas opções e mesa farta de frutas.

Sábado 24/12, hoje conseguimos sair cedo, ás 07hs da manhã já estávamos viajando, estamos cortando praticamente toda a Argentina com sol de 40 graus na cabeça.

Retas e mais retas, são intermináveis kilômetros na imensidão de asfalto,
pastos limpos e verdejantes, gado gordo e bonito, não é a toa que a carne argentina é muito apreciada, o bicho não ganha músculos, pouco morro é quase tudo plano e eles engordam sem muitos esforços, o que garante uma carne saborosa e macia.
Acabavam os pastos e começavam os maravilhosos Campos de Girassóis formando tapetes ao longo da estrada.

Além de tudo isso, de rutas pedagiadas em valores risórios com asfalto limpo e perfeito, a gasolina aqui é muito barata! A Nafta Super, muito melhor que a nossa Brasileira por $1,78 ( R$ 1,48, pagamos por R$ 2,50 o litro na nossa cidade).

Mais algumas horas de viagem e tivemos a primeira situação complicada/delicada com os senhores policiais argentinos, um carabineiro fdp querido inventou que estávamos em uma velocidade absurda e não tivemos outra alternativa a não ser dar aquele agrado, infelizmente na Argentina a maioria dos policiais são corruptos e a propina é a única saída para poder continuar a viagem!
Já estávamos sabendo que isso uma hora ou outra, na ida ou na volta poderia acontecer, e não nos deixamos abalar, olhamos para a frente e eis: 



Será ela? Ao fundo já avistávamos a nossa próxima parada, correndo contra o tempo, queríamos chegar logo! Estávamos eufóricos e não percebemos que hoje 24 de dezembro -Véspera de Natal, dependíamos de serviços básicos para a nossa sobrevivência: Posto de Combustível aberto, restaurantes e hotel, nos demos conta que nem tudo estava a nosso favor, chegamos em Medonza já era noite, uma cidade grande, não queríamos entrar nela, ficamos pelas margens e por alí não conseguimos nenhum hotel vago, o único que havia disponibilidade o lugar não era nada agradável e nosso carro tinha que ficar no lado de fora, continuamos á busca, paramos em uma Conveniência e indicaram como "melhor" alternativa seguir 100 Kilômetros rumo á Cordilheira que certamente acharíamos um lugar para pernoitar, já estávamos na marca de quase 3.000 kilômetros rodados até o momento, o que seriam mais 100?

Seriam M U I T O!!! Nos demos conta que estávamos subindo a Cordilheira dos Andes á noite!
Os 100 Kilômetros mais longe de nossas vidas! Eu ia acompanhando pelas plaquinhas de indicação - km 01, km 02... passavam horas (na verdade minutos) e quando eu olhava novamente pela janela estávamos ainda no km 10.

Atravessamos túneis, curvas e precipícios, somente com a iluminação dos faróis do carro, estava tudo escuro e morto, tive muito medo, eu queria estar alí, mas não me imaginei nessa situação, não tinha retorno nem mesmo um mirador ou viradouro, tinha apenas um pedaço de asfalto que tínhamos que trafegar, e eu com os olhos cravados em cada kilômetro que passava, quando vimos o hotel suspiramos aliviados - estamos salvos!

Quando fomos chegando confirmei o que não queria admitir, era realmente o hotel que haviam nos falado, era aquele sim, mas estava"cerrado"! Como assim? e agora?
Olhei para o Guto e não conseguia falar, meus lábios tremiam, a minha mão estava gelada, precisava abrir a janela para respirar mas cada vez que colocava o meu nariz para fora eu ficava com muita falta de ar e instantaneamente a ponta do nariz ficava vermelha congelada e os olhos ardiam chegando a cair lágrimas do vento gelado das montanhas, não queria saber quantos graus estava fazendo lá fora, mas estava muito frio!
O Guto manteve a "aparente calma", e continuou subindo, atingia no máximo uns 20/30 km/h, ouví muito falar que a Cordilheira com seus precipícios e curvas totalmente fechadas tornavam dela uma rodovia da morte, eu sabia que estávamos correndo perigo.

Mas como Deus é pai e não padrasto, encontramos um outro Hotel, paramos na hora, e o próprio dono veio nos atender, ele foi muito cordial inclusive nos convidou á jantar junto de sua família na noite de Natal, mas tudo o que realmente queríamos se resumia em um colchão e cobertas bem quentinhas, as exigências "básicas" aqui não entravam: o carro dormiu na rua, não tinha ar condicionado (pra quê?!), nem café da manhã, a verdade que nem lembro direito do quarto em que dormimos, nem do banheiro, este eu deveria ter lembrado, pq assim que cheguei vomitei muito, chorei...
Foi um misto de emoções,
a satisfação de estar realizando essa viagem,
o medo que passei lá em cima,
a Véspera de Natal,
familiares que estavam longe de mim...
Mas assim que conseguí organizar todos esses pensamentos, pedimos uma cerveza, brindamos a noite de Natal com uma Cristal de 01 litro e 01 mini panetone que a minha cunha querida Denise havia nos dado para um "lanchinho" na viagem, e esse lanchinho foi a nossa ceia!
Bebemos e acreditem, com apenas 01 garrafa conseguimos ficar bêbabos, pelo menos eu, adormecí em instantes igual uma criança depois de um longo dia de brincadeiras.
Ao acordar, agradecí por estarmos vivos, e claro, por toda a gentileza que recebemos do Hostel Uspallata.

Amanheceu um dia lindo, sinto um frio gostoso e um sol que chega a aquecer a alma!
O que posso dizer em estar no dia de Natal perto das nuvens?! Um Natal Mágico! 





Estamos na Cordilheira dos Andes, estamos na maior cadeia de montanhas do mundo, com mais de 7.500 kilômetros de extensão, passei vários mal´s de altitude porque estávamos em média 4 mil metros acima do nível do mar, respirar aqui em cima não é tarefa simples, depois de algumas caminhadas você acaba se acostumando, mas os pulmões sentem a diferença, tudo o que ontem nos apavorou hoje os olhos confirmam ser a coisa mais linda que enxergaram.
A Cordilheira se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano- paisagem garantida dos países andinos. (Chile, Argentina, Perú, Bolívia, Equador e Colômbia). O Ponto culminante é o Pico Aconcágua com seus 7.962 metros de altitude.

Lembram do filme Sete Anos no Tibet com o Brad Pitt?
Supostamente o filme se passava na Cordilheira do Himalaia, mas as filmagens foram feitas aqui no povoado de Uspallata.

A Fronteira Argentina-Chile é marcada pelo túnel Cristo Redendor, bem mais rigorosa que a do Brasil/Argentina, lá eles revistaram todo o carro, fizeram abrir caixas, malas, cada ítem presente nas nossas bagagens foi averiguado.

Após a passagem descemos os famosos Caracoles


























Enfim, só estando aqui para descrever tantas belezas naturais, os glaciais, as aves, condores, pelicanos, guanacos, lhamas...
Sonhem, Viagem! Venham sentir o Cheiro da Cordilheira dos Andes, a história a magia, cada curva, cada frio na barriga, os dois intermináveis dias de calor na Argentina, tudo se compensa quando você chega aqui, é o momento que paramos e pensamos: Valeu á pena!!!


Depois de toda a experiência na Cordilheira, ainda queríamos voltar lá, claro, de uma forma diferente, uma das opções seria Portillo em uma famosa estação de esqui, a idéia seria ótima, mas como estamos fora da temporada resolvemos fazer um acampamento. Acampamos por 03 dias ao pé da Cordilheira, junto da Sandra, Rafael, Fabiola e Felipe (nossos familiares que moram aqui no Chile) escolhemos a cidade de Cajón del Maipo, apenas 45 km de Santiago, e nesses dias conseguimos desfrutar mais um pouco das belezas em volta dos Andes,
paz, sossego e muito descanso! 

O Parque La Isla, onde acampamos possuía 02 piscinas que ao meio dia com solzão forte dava para encarar (digo, os chilenos que já estavam acostumados com o clima), á tarde podia ir providenciando agasalhos, e á noite gorros e cachecóis, as temperaturas despencavam e o vento cortava!
Cada espaço reservado havia uma churrasqueira-fogão, e junto de nossas barracas passávamos o dia papeando e preparando algo para comer.
Á noite, a lenha "cantava" no fogão nos aquecendo do frio, depois já na barraca, os sacos térmicos de dormir cumpriram bem a sua função e nos mantinham quentinhos a noite inteira.
Pela manhã, o despertar era com as Lhamas e Ovelhinhas que chacoalhavam as barracas, apesar de passarem á noite em volta de nós e acostumadas com a presença humana, com a nossa movimentação elas fugiam para descansar em outros lugares.
Mas como diz o ditado: O que é bom dura pouco, porém dura o suficiente para se tornar inesquecível!
E realmente foi, sempre recordaremos com carinho a nossa aventura na Cordilheira dos Andes. (Dezembro 2005 - Janeiro 2006)

30 comentários:

Georgia disse...

Nossa que viajem!! E que sufoco subi as Cordilheiras a noite, meu Deus!!! Masassim fica mais emocionante!!!
Bjus!!

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

meninaaaa,que emoçaooo..e eu aqui sem folego junto,hehehe..ahh,subir as cordilheiras e uma experiencia unica na vida!!! abençoada!!ai que saudades vc me deixou de láaaaaaa,sua danada!!!!
e acampar la deve ser show,poe mais fotos,pleeeease!!!
estou ansiosa por mais capitulos dessa aventura!! ;-)
bjaao!!

Ioly a dona do verdades... disse...

Viajei com vcs! Me imaginei em cada situação dessas, vc conta de uma forma, que até parece que fui junto...rs
Que coragem, amiga! E que bom que depois da tempestade vem a bonança, ou melhor chegam as ovelhas...rs.
Que paisagem, Deus é muito bom!
Tudodibom essa vida mais ou menos (parafraseando outro amigo querido) rs
boa semana e já respondi o questionário...

Chris Ferreira disse...

Que viagem fantástica!!! Um aventura mesmo e com muita emoção.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Carol Garcia disse...

que deliciaaaaa!!!!
menina, que coragem!
aposto que o meu maridex não encararia uma dessas nem a pau juvenal!!!!
fiquei com lombriga de cordilheira!
ai ana! vc me perguntou há um século, se era correto colocar a cadeirinha atrás do banco do carona... bom, não sei ao certo, mas fui instruída a colocá-la atrás do carona por ser mais fácil na visualização no espelhinho (caso do bebe conforto) e depois dar atenção ao pequeno (fase da cadeirinha).
bjocas
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com.

Simone disse...

Ana do céu!Que aventura!!!!

E num é que depois da tempestade vem a bonança mesmo? :)

Bjs!!!!!!!

Nine disse...

Que viagem legal! E que fotos lindas! Estamos esperando a continuação! Beijos! Nine

Giseli disse...

Nossa ANa o que era aquilo aff q medo.....lindas as fotos.....
Nossa da uma emoção!!! da forma como vc descreve td....
Ah estou aguardando o restante hein.
bjs Gica

Déia. disse...

Ai que coisa mais linda!!! !
Adorei!! Tenho mó vontade de conhecer as cordilheiras... que coisa linda!! Impoe respeito ne?
Ai amiga, vc acredita que a tampa ainda nao saiu?
E o pior comecei a reparar que ele ta começando a ficar constipado.
Dai fiquei a madrugada toda pensando. Dai veio na cabeça dar activia... Como tinha em casa dei pra ele hj de manha mesmo...
E olha, surtiu efeito em menos de 10 minutos... saiu muito coco pra garimpar rs. Mas a tampa, NADA!!
to preocupada!! !
bjs

shi disse...

meu, vcs são muito corajosos :-O viajar isso tudo de carro é aventura !
pra ir em jlle de carro já é um parto hahahaha

amo tuas aventuras :D beijoca

NiNe disse...

Ai que delicia de viagem Ana!!!!!!

Um dia eu vou ai tbem! hehehe

Nao sei se de carro como vcs mas eu vou! hehehe


Bjokas gordas

Isis disse...

Que fotos lindasss Ana...meu que sonho né!Quando eu crescer tbm quero viajar um montão assim...rsss
O Pedro deve ter ficado lindo com a blusinha verde...nossa já to comsaudades desse godinhuu linduuu..

bjs

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

Pois é, ele é bem grandão sim!
E cada dia que passa parece que cresce mais ainda, amanha vou levar ele no pediatra, ai vou saber qnto ele ja engordou... ele é muuuito guloso, quer mamar toda hora ...rs

beijos

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

Oi de novo...vim aqui agradecer o carinho e a força ..muito obrigada mesmo pelas palavras de incentivo..vc é uma fofa! ;-)
fiquei mt feliz em receber esse apoio,msm estando tao longe.. agora é bola p frente,né..é a vida!!
Os comentarios em animaram muito, e p animar mais recebi uma proposta de um emprego bem no horario do Enzo na escola..acho que vou topar,eu tava precisando..
olha ai as coisas boas aparecendo! ;-)
Obrigada mesmo,de coração,ta??
bjão,fica com Deus!!!!!!

Ana Cristina disse...

Que aventura!!!!
Te achei no blog de uma amiga e vim te visitar porque temos coisas em comum: me chamo Ana, meu marido se chama Augusto (Guto) e temos um filho Pedro (seria Pedro Augusto mas quando ele nasceu desistimos e ficou só Pedro).
Amamos viajar, adoramos aventuras (ele é paraquedista), mas por enquanto nossa maior aventura está sendo criar 4 filhos!!! LOUCURA!!!!
Vai me visitar!
Beijos
Ana Cristina
eucomosquatro.blogspot.com

Juliana Dalzoto disse...

Oi Ana!!!

Adorei as fotos, menina! Que paisagens, hein?!

Olha só, tem um selinho pra ti lá no blog, viu?! Adoro passear por aqui e não pude deixar de te indicar!!!

Bjo grande e uma ótima quinta pra vcs ;)

disse...

Ai Ana deu vontade de conhecer.

Beijos linda pra vocês.

Ana Cristina disse...

Ana, obrigada pela visitinha no meu blog. Meus quatro são: Ana Clara, 8 anos, Manuela 6 anos, Pedro 4 anos e Davi, 6 meses. O Davi aparece de costas com a Manu na foto do último post e no meu colo também. Se quiser ver o rostinho dele melhor vai no primeiroanodobebe.blogspot.com
Beijocas
Ana Cristina

Bela disse...

Oi, Ana!! Nossa, que viagem nota dez! Fico feliz porque vc realizou mais um de seus sonhos. A vida vale a pena por conta desse dia a dia maravilhoso que vamos construindo. Beijocas, Bela.
http://belachadebebe.blogspot.com
http://belachadebaunilha.blogspot.com

Carol Garcia disse...

ai cansei de babar nessa viagem!
com emoção e tudo!!!!
sou sua fã, né aninha!!!!
bom,
vou estrear a selaç~çao por aqui e te deixei um mimo lá no blog!
bjocas

Juliana disse...

Muuuuuuuuuuuuito bom!!!!
Menina..vou ler esse post ainda algumas vezes mais, pois estou programando uma viagem pro Chile eArgentina próximo mês e não quero viagem normal com guia etc e tal, queremos ficar a vontade e passear literalmente!
Deve ter sido muuuuuuuuito boa a viagem!!! porque eu não fui??kkkkkkkkk

Super beijo!!
Ju e Clara

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
já estou aqui e já coloquei o link lá no meu blog.
Adorei as mudanças. Os doi blogs ficaram lindos.
Parabéns.
beijos
Chris
http://inventandocomamame.blogspot.com/

Ro Dias disse...

Ana,estava "fuçando" o seu blog,para achar algumas sugestões de viagens.A Bia que faz 15 anos ano que vem quer fazer um roteiro no chile(ainda estamos estudando)mas não teriamos como fazer esse roteiro tão emocionante assim,pois iremos todos inclusive nosso pequeno Arthur.Tens alguma sugestão de roteiro pra essa galera toda(somos em 4).?Bjks

Ro Dias disse...

Oi Ana,demorei para responder ,mas o mês previsto para nossa viagem seria Julho.Bjks

Anônimo disse...

Boa noite Ana,

Eu e minha esposa faremos uma viagem similar, em Setembro. Tu podes me dizer quanto deixaram de propina para o policial argentino?

Isoé, JGS

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Ola Isoé, obrigada por acompanhar o nosso diário de bordo aqui do Viajar é tudibom, seja bem Vindo!
Viajar de carro na Argentina é um grande dilema, e a gente nunca está preparado pra enfrentar a cara de pau de alguns policiais corruptos, a Ruta 14 é a pior, que fica na Provincia Entre Rios.
Responder a sua pergunta é um tanto difícil, mas separe uns 200 pesos, quando puder sempre mencione que está com pouca "plata" e está utilizando "tarjeta" (cartão) é uma forma de tentar escapar da propina.

Boa Sorte, e volte pra me contar sua viagem.
Abraços
Ana

Unknown disse...

Ana, adorei ler sobre a sua viagem, e que coragem, heim?
Um dia faço uma dessas!!
Vc's tiveram que se programar muito, pegaram informaçoes com alguem ou em algum site?
Pode me passar mais detalhes?
Ficaria muito feliz! Obg!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Luna! A verdade é que somos "viajantes e aventureiros" amamos rodar por aí...
Quanto á essa viagem, estávamos indo á Santiago no Chile passar as férias na minha cunhada.
Mas o legal é ter sim uma boa programação e buscar dicas pela net, aqui, no Viajar é tudibom sempre tem as nossas experiências, se for pra algum lugar onde já passamos, fico ás ordens de te passar os roteiros e diquinhas.

Bjos e boa viagem!!!
Ana

Anônimo disse...

Olá. .Estamos ansiosos para viajar também. ..Gostaria de saber quanto gastaram de joinville até as cordilheira dos andes. .Também sou de joinville. .este ano fomos para o Uruguai. .em punta del Este. .lindo lá. ..passamos também por muitos sufocos...ficamos quase sem combustível. ..Mais valeu muito a pena. ..quero saber valores de hotel, total dos dias que ficaram e quanto gastaram com combustível e comida...kkkkk e de propina também. .kkk...vcs são d que bairro? ? nos somos do boa vista...adorei sua história. ..Abraços. .

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Olá Amigos Joinvillenses, então viajar na América do Sul principalmente se estiver passando pela Argentina sempre será um sufoco pelo fato da corrupção da polícia deles, a propina é fato!
Essa viagem especificamente fizemos em 2005, mas já rodamos muito por esse caminho, inclusive ano passado estávamos novamente no Chile. Se a idéia é ficar por lá, dão uma reforçada na cartucheira pq o peso chileno está alto em relação ao nosso R$, pagamos a ultima ida, mais de 4 reais o litro da gasolina, mais dicas tenho tudo postado no link na barra lateral na sua direita.
E Punta? Pegaram as nossas dicas?
Nos procure no face Viajar é Tudibom, ou deixe seu fone pra marcarmos algo (daí eu pego o numero e excluo, não publico, ok) Abraçãooooooo