segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bariloche de carro: a Neve e a Polícia Argentina!

É a nossa 1ª Trip de Inverno, o destino estava certo, vamos conhecer Bariloche.
Iniciamos o roteiro e as primeiras dúvidas começaram a surgir, depois de um bom planejamento e muito espírito de aventura, decidimos...
Vamos de carro!

De Malas Prontas, tudo no carro era hora de partir!

Como de costume, não conseguimos sair cedinho como o planejado, o 1º dia sempre é mais tumultuado, pelo menos para nós.
Cruzamos todo o oeste de Santa Catarina rumo á fronteira por Bernardo de Irigoyen, (a última viagem para o Chile fizemos o mesmo trajeto) apesar de conhecer bem, esse caminho é cansativo e mais longo, optamos pelo fato de os 700 kilômetros até a fronteira não terem nenhum pedágio e também porque "indo por cima" rodaríamos mais dentro da Argentina, o qual a gasolina é mais barata.

Detalhe: A Gasolina na Argentina não é tão barata como anos atrás, cotamos como base $ 3,00 pesos o litro, mas pagamos entre 3,90 e 4,00 pesos, resumindo, abastecemos aqui na cidade á R$ 2,50 e lá, na conversão, ficou por R$ 2,20!
Fique de olho: mantenha o combustível em pelo menos meio tanque, as distâncias entre um posto e outro as vezes são superiores a 200 kilômetros, confirmando a triste economia do país.

Na Viagem foram:
500 litros de combustível
7.515 kilômetros percorridos em toda a viagem

03 dias inteiros para chegar lá
+ 03 longos e INTERMINÁVEIS dias de volta para a casa!

As rutas estão em excelente conservação, toda pedagiada o que dava mais segurança em trafegar. Gastamos $ 40,95 pesos (percurso 5.200 km´s) + o último, a praça estava praticamente dentro do Brasil, na volta, em Santo Tomé ARG/ São Borja BR - $ 53,00 - Cinquenta e Tres Pesos - achei um absurdo!
Daí eu perguntei: - Porque não fomos pela fronteira de Passo de Los Libres?

Outra, são os hotéis na estrada, separe uns $ 200,00 pesos para pernoitar, achar um valor inferior é praticamente impossível, se quiser algo melhor, entre nas cidades (nem sempre recomendo, somente se for de fácil acesso) e por uns $ 300,00 vc garante um café da manhã 02 estrelas!

Os pedágios, os Hotéis, eles não foram o problema, mas Las POLICIAS...

Não quero generalizar, mas vamos combinar que a Policia de lá tem parte com o capeta!
Na Provincia ENTRE RIOS está localizada a Policia Caminera MAIS CORRUPTA que existe na face da terra.
Los extranjeros son molestados e estorquidos.
Na ida, o 2º dia de viagem foi um stress total, nos pararam por 04 vezes e todas achavam, ou melhor, inventavam um "defeito" entre eles, alta velocidade, não usando cinto de segurança, ultrapassagem em faixa contínua entre mais um monte de balela, os valores para sermos liberados eram abusivos, tipo 1.000 á 3.000 pesos, é claro que não conseguiram tudo isso, mas em todas as paradas teve que rolar propina.

Por isso se você está indo viajar de carro pela Argentina MUITO CUIDADO OU EVITE A RUTA 14 - POLICIA DE ENTRE RIOS E CORRIENTES

Enfim, já conhecíamos de tempo essa situação desagradável, mas continuamos firmes e fomos de encontro ao que viemos fazer.
Pegamos uma temporada intensa de neve e foi tudo mágico, nossos olhos brilhavam com essa sensação de mais um sonho realizado, e é por isso que entre uma viagem e outra consideramos a Argentina um berço das belezas naturais!

E a paisagem se tornava Preta & Branca de uma hora pr´a outra.

Para rodar com neve na pista não esqueça que o uso das "cadenas" as correntes nas rodas são obrigatórias, na verdade você sentirá essa necessidade, porque o carro não vai, tentamos algumas vezes percorrendo na linha de um 4x4 que estava em nossa frente.
Deixamos no nosso carro o botão de neve acionado, aqui no Brasil ainda não tínhamos testado essa tecnologia e nem sabíamos que o tal servia para suavizar a aceleração e continuar andando em pisos de baixa aderência como por exemplo o gelo e a neve.
Outro "botãozinho" que utilizamos muito é o botão do ar quente, Nunca usamos tanto em toda a nossa vida, principalmente direcionado aos pés, depois que você tirava as botas molhadas com seu pé congelado!!!

A viagem toda foi cheia de emoções, como mostra a foto, o carro estacionado em minutos ficava nessa situação!
Mas fiquem aguardando, contarei todos os detalhes de nossa viagem á Bariloche no próximo post.
Mas garanto, a próxima ida ao país de Los Hermamos, vamos burlar a Ruta 14, faremos um novo trajeto - vamos pelo Uruguay, atravessaremos o Buquebuss até Buenos Aires e de lá seguiremos viagem.

Nine disse...

Que fotos lindas, Ana! A viagem deve ter sido maravilhosa!

Sobre "la policia", já tinha ouvido falar nas propinas e sempre nos recomendam a não ir de carro além de Buenos Aires...o melhor é alugar o carro lá, porque a placa fica a do país.

Já no Uruguai, até Punta, não tivemos problemas. Semana que vem vamos até Montevideo e espero que corra tudo bem tb!

Ah, não ficamos no el sabiá da última vez, mas semana que vem ficaremos lá, pois uma amiga de Jlle vai com a gente!

Beijos!

Juliana disse...

Ana!!!
Que delícia!!!!
Ai menina...tenho saudades de quando morávmos no nordeste e podíamos viajar de carro pra vários lugares em semanas...Agora em Manaus...só de balsa!!!kkkk

Eita que a polícia é danada heim...Vou fica r super informada com seus posts pra quando nós formos!Beijocass
Ju e Clara

Micheli Ribas disse...

Que fotos lindas! Já estou adorando e esperando mais!
Beijos.
Não esquece dos selinhos lá no blog!

Simone Scalabrini disse...

Que delícia de diário, Ana!!

Já estou louca pra ver os próximos capítulos. rsrs

Bjs!!

Isis disse...

Nossa ninguém merece né!Ainda bem que a paisagem recompensa tudo...to curiosa,continue logo com as histórias!(Sem contar que tem q fazer um cafézinhu pra mostras as fotinhu pra familía,né!)kkkkkkkkkk...
Bjs

Rodrigo disse...

Olá Ana, é uma pena que a policia da 14 continua assim, eu pensei que havia melhorado depois das últimas reportagens. A gasolina está mais cara mesmo, sentimos isso na trip do ano passado também. E que venham os próximos relatos!

Gika disse...

Aquela foto do carro de bagagem foi o maximo rsrsrs....Nossa nós ainda reclamamos da Propina aqui no Brasil rsrsrs....brincadeirinha...
Aguardamos o restante dos post's rsrs estou curiosa....

Beijusss

Carol Garcia disse...

nossa!!!!
se o caminho foi esse, imagino o durante!

to curiosa!

bjocas

Lilian disse...

Oi Ana!
Já tô ansiosa pelo próximo capítulo!
Pena essa história de la policia, né... Porque sempre me disseram que é muito bonita a viagem em si... Mas ainda me falta coragem para 3 dias na estrada...
Já tô doida pq vamos de Sampa a Blumenau semana que vem... Nossa primeira longa viagem de férias com nosso Baixinho...

Bjão!

Coisas de mãe disse...

Fui mais de uma vez para Argentina/Chile e a historia dos policias corruptos sempre aparece! Que praga ne?

Só fiquei confusa com uma coisa: quando vc fez esta viagem? Agora??

beijos que agora vou tomar um chá!

Pati

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi, Ana!

Avisa a Giulia que tá quase chegando aí o Kit da Moranguinho pra ela!!!

Manda pro meu e-mail o endereço dessa mocinha sortuda!!! Anota aí: ingridstrelow@terra.com.br

Parabéns a ela pela sorte e pela dinda que se inscreveu por ela!!!

Beijo,
Ingrid

Ana disse...

as fotos estao lindas,amigaaaaaaaaa!!!to louca p ver as da neve!!! ;-)
quanto a policia..nada a declarar..n posso trair a classe,hehe..abafaaaa..mas aqui ngm cobra propina naaaao viuuu,mas que se a policia em gerla,q qlquer lugar do mundo fosse mais bem paga,com certeza isso n existiria!!!
aiii,to ansiosa p saber mais novidades,contaaaaa..
bjossss!! ;-)

Andrea Bettiati disse...

nossa amiga, que historia essas dos policiais nao? tira qualquer um do serio meeeesmo....mas pq resolveram ir de carro? minina, eu fico doida se precisar ficar mais de 2 horas dentro de um.....admiro sua coragem...hehehheh......espero o proximo capitulo...beijosssssssssss

Andréa, Gilvane e Helena disse...

Oi Ana, passei por aqui para dar parabéns, que legal este novo blog, bem 10 mesmo.
Imagino como deve ter sido o passeio, MARAVILHOSO!!!
É muito interessante registrar as viagens, sua idéia é ótima!
Sabe que não vemos a hora de chegar dezembro para viajarmos no cruzeiro. Ohh delícia como diz a Helena, rs...

Um grande beijo,
Andréa e Helena

Ioly disse...

Adorei o relato e as imagens
Bom saber do problema de falta de ética de la policia...rs
Senti falta do pequeno
bfds + bjk

Alê disse...

Aninha...lindas fotos adoro viajar com vc nos seus relatos e fotos...abraços...Ale

Claudio Arriens Santos disse...

Todos os comentários que leio a respeito da polícia argentina me dão a certeza que viajar de carro com placas do Brasil será sempre sinônimo de stress, uma pena, pois eles, com essa atitude bizarra e grotesca apenas afugentam os turistas, Lamentável e vergonhoso.

Douglas e Júlia Sawaki disse...

Essa policia é famosa. Uma coca-cola de 2 litros e uma caixa de bombom Garoto ajudam muito nesse caso. hehehe

Rui Morel Carneiro disse...

Sobre policiais corruptos na Argentina, cuidado ao passar pela cidade "Federal", Província Entre Rios, indo para Santa Fé. Não sei se foi alí que vocês foram extorquidos, mas eu fui.
Gostei do blog.
Rui.

Ana do Viajar é tudibom! disse...

É Rui, realmente esse trecho parece ser o pior! Queremos ir para o Ushuaia daí vamos fazer como relatei, seguir até o Uruguay e atravessar de Buquebus e seguir viagem por Buenos Aires....

Abração e tudibom!

Oi Douglas e Julia! Essa de "regalitos" já funcionou melhor, já cheguei dar muitas latinhas de Brahma e Coca, mas a máfia tá grande! rs

Uma Dica: no Chile não tente dar bombonzinhos, lá o bicho pega!!!

Abraços e Tudibom!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Concordo com vc Claudio, é extremamente vergonhosa as Policiais ao longo das lindas estradas na Argentina, é tudo o que destrói com o sonho dos turistas brasileiros, principalmente os que saem daqui sem nenhuma informação dessas estorções, daí sim é que Los Hermanos se aproveitam.
Vamos torcer que melhore, soube que já foi muito pior! :(