quinta-feira, 23 de junho de 2011

Blumenau - S.C

Quem já ouviu falar em Oktoberfest?
Desde a sua primeira edição em 1.984, Blumenau ficou conhecida pela Festa do Chopp - festa inspirada pela de Munique da Alemanha.
A cidade recebe em média 700 mil turistas no mês de outubro atraídos por esta tradicional Festa Alemã, onde pessoas de todas as partes vem expressar seu carinho pelas tradições germânicas. 


Portal da Proeb - entrada para a maior Festa Alemã das Américas. 

Com a companhia de nossos cunhados que vieram de Santiago, fomos descobrir um pouco mais da cidade, e claro, deixar o nosso relato e algumas dicas aqui no Blog.

Aqui estávamos dentro da Vila Germânica, um espaço dedicado aos turistas.

Na frente de algumas lojas haviam chapeleiros e araras com trajes típicos, aproveitamos e registramos nosso momento frida.
Os lojistas nos receberam muito bem, e numa troca justa, compramos camisas, canecas e bonés tudo com precinho ótimo. 
Além do comércio, há opções de restaurantes especializados na gastronomia alemã. Optamos em almoçar no Alemão Batata, e a comida estava tudibom!

Como já sabemos, Blumenau foi colonizada por imigrantes alemães e manteve os traços e a cultura dos antepassados e um dos muitos costumes trazidos da Europa foi a fabricação de cerveja.


Com a oportunidade, agendamos uma visita a Fábrica da Eisenbahn.


Fizemos um tour pela fábrica e acompanhamos todo o processo de fabricação, desde a moagem dos grãos até o engarrafamento. Conhecemos os tipos de cervejas que eles fabricam e para concluir a visitação brindamos com um chopp tirado diretamente dos tanques.

Visitas de segunda á sábado das 10 ás 19 hs agendados pelo fone (47) 3488-7307 com custo de R$ 5,00 por pessoa.

Junto à fábrica está a Estação Eisenbahn Bar, o qual oferece todos os produtos, souvenirs, além de petiscos típicos da culinária. Mesmo que você não consiga um horário para conhecer as instalações internas da fábrica, vale ir conhecer o Bar, porque de lá você tem um "gostinho" e noção do funcionamento, já que existe uma parede de vidro dividindo o ambiente Bar/Fábrica, bem como nas tradicionais cervejarias européias.

Trouxemos para experimentar 2 dos 11 tipos de cervejas, o qual seguem a Lei Alemã da Pureza criada em 1.516, limitando em apenas 4 ingredientes utilizados na produção da cerveja, a água, o lúpulo, o malte (da cevada ou do trigo) e o fermento. 
Eu escolhí a Kolsch, leve, dourada e com aroma frutado, acompanha perfeitamente saladas, peixes e todos os frutos do mar.
O Guto optou pela Orgânica da Linha Seleção, é a primeira cerveja orgânica do Brasil, é produzida apenas com ingredientes certificados e não possui agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos. Pura e saborosa, é mais leve que a Eisenbahn Pilsen que já conhecíamos e é perfeita para harmonizar com todos os tipos de queijos.

E fica aqui mais um cadinho da nossa experiência e um mini roteiro para quem está indo á Blumenau ou para quem estará presente na Oktoberfest 2011 - de 06 á 23 de Outubro.

15 comentários:

Ioly disse...

Não gosto de cerveja, mas adoraria conhecer Blumenau.
Entrar em contato com costumes diferentes, sem contar que deve ser uma linda cidade.
bjk

Bina USA disse...

Fiz faculdade em Blumenau, minha casa fica a dois minutos caminhando do park...amava!Minha casa era hotel de amigos nos finais de semana de oktoberfest, cheguei a receber 27 em uma noite soh!AMava!
Morro de saudade!
Bjs

Ana disse...

Obaaa..adorei,tinha a maior curiosidade em saber mais desse grande evento!:D
Nunca fui por essas bandas,mas deve ser bom a beça.einh!!E um choppinho agora,ai ai..kkkkkkkkkkkk
Beijooos,otimo finde p vcs!!!
;-)

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
nunca fui na Oktoberfest. Deve ser muito legal.
Blumenau é um charme.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

Gika disse...

Oiii lindaaa vc de frida!!!
Imagino a felicidade do cumpadi dentro daquele lugar cheio de cerveja pensa só na festa rsrs...
Que copãooo grandão hein!!
Nunca fomos na oktoberfest, detalhe todos os anos queremos ir mas nunca fomos...
Beijokas
Se cuida!!!

To Decorando disse...

Adorei a dica da visitação na fábrica, se for pra lá irei com maridinho, rs!
Bjs

Beatriz Dias disse...

Oi Ana adorei o seu blog de viagem,muito legal.Não conheço Blumenau,mas deve ser linda!!!Mil bjs pra você !!
bebelufalufa.blogspot.com

Georgia disse...

Oi Anaaaa, saudades!!!
Aqui em Nagoya tbm está tendo a oktoberfest!!
Eu acho que todo mundo deveria ao menos uma vez na vida conhecer esse país tão único que é o Japão (*^.^*)


Bjusssss

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
vai estar tudo bem e tenho certeza de que a viagem vai ser ótima.

Voltei de viagem de férias e estou aproveitando para visitar os blogs amigos e retribuir os comentários. Depois vou contar da viagem lá no blog.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Lilian disse...

Oi Bonita!
Adorei o post!!!
Estou sempre dando uma espiadinha por aqui... Mega beijo!!!
Li

Ioly disse...

Ana, tomei coragem e fiz uma arte para vc.
Não sou profissional, mas foi feito com carinho.
Vc pode ficar a vontade para utilizá-lo ou não.
Manda seu e-mail para mim, aí saberá do que estou falando... rs
bjk

Georgia disse...

Ana, foi um susto, mas foi tranquilo ^^*

Tudo bem por aí?
E a baby?? Nasce quando mesmo?

Bjus!!!

Unknown disse...

Ana, estive em Blumenau nas minhas ferias deste ano e visitei tambem este pavilhao - adorei !!

So nao fui na fabrica de cerveja, que pena...

Pq nao consegue postar no meu blogger, esta entrando como anonimo e nao vi nada de errado na configuracao...

Bjos!

Chris Ferreira disse...

Oi Ana, já estive aqui nesse post e retornei. Eu sou louca pra ir na Oktoberfest. Eu já fui a Blumenau algumas vezes, mas a trabalho. Mesmo assim deu para curtir os encantos da cidade que é linda. Uma vez eu fui no mês de dezembro e estava tudo enfeitado pro Natal. nossa, muito lindo.
Adorei as suas fotos.
Beijos
Chris

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Chris
Então, se programe para viajar para o Sul no mês de Outubro, além de conhecer a Oktober vc terá a chance de ir em outras festas alemãs que há aqui na região.
Eu estou bem pertinho de Blumenau, esse ano quero levar o Pedro que é apaixonado por bandinhas!

Bjão