sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Estrada Real - Minas Gerais

A Estrada Real surgiu no século XVIII quando a Coroa Portuguesa determinou que todas as riquezas deveriam circular apenas por trilhas oficiais, facilitando a fiscalização de todo o nosso ouro e diamante, quem burlasse o caminho, ou seja o "descaminho" estava cometendo um grave crime contra a realeza.


Conhecer a famosa Rota Turística do Brasil já era um sonho antigo do Guto, mas não é simples assim, envolvem 177 municípios e 1.600 kilômetros de muita história pra contar.


Não há uma única rota, são divididos em 4 caminhos:
Caminho dos Diamantes - 395 Kilômetros de Ouro Preto á Diamantina.
Caminho Velho - 710 Kilômetros de Ouro Preto á Paraty.
Caminho Novo - 515 Kilômetros de Ouro Preto ao Porto Estrela.
Caminho do Sabarabuçu - 160 Kilômetros de Cocais á Glaura.

Depois de percorrer pelas principais cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Bichinho conseguimos entender que a  Estrada Real veio como um bônus na nossa viagem.


Somente a "estrada" não faz dela "real", mas são as montanhas, as cachoeiras, rios, grutas, seguidos de vilas e igrejas que compõem o cenário e fazem valer muito á pena, indiferente do caminho que escolher, basta ter os olhos para o patrimônio cultural que pontes e ruínas levarão você a vivenciar o período colonial.


A maior parte da nossa viagem foi em asfalto, na verdade, dos relatos que pesquisamos, os trechos mais sinuosos da estrada eram desbravados á pé ou de bicicleta, no site oficial tem várias informações. www.institutoestradareal.com.br


Optamos em  fazer o Caminho Velho, mas com o carro 1.0 alugado não ia dar certo, somente carros 4 x 4 conseguem trafegar em alguns trechos da estrada.
Insistimos na Rota do Caminho Velho, mesmo não chegando no destino final em Paraty, já ficamos felizes percorrendo parte dele saindo de Ouro Preto, a cidade carro chefe da Estrada Real em direção á São João del Rei.
Acabamos de voltar de viagem e estamos á mil para relatar tudo o que aprendemos da história do nosso país.
Não deixem de ler as as nossas próximas publicações!

4 comentários:

Isis disse...

Curiosíssima para saber como foi essa viagem!

:D

Unknown disse...

Show!
Saudades... precisamos nos econtrar novamente.

Cristiane Dias disse...

"Ô trem baum!" rs
Conheci um trecho dela - em Paraty. Na época que fomos ainda não tínhamos o blog, mas ainda pretendo separar algumas fotos pra postar.

Nosso próximo destino já foi percorrido por vocês, é o Uruguai! ;)

Depois volto pra ler os relatos dessa deliciosa aventura "diocês".

Beijinhos,
Cris

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Estamos ás ordens Cris, tem muita coisa boa pra fazer ali no vizinho Uruguay.

Bjão e tudibom!!!