segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vila Velha P.R - Sítio Geológico com criança.

Itacueretaba - esse era o nome da nossa atual Vila Velha, denominada pelos índios Tupi, o qual significa Cidade perdida de Pedra. 
Distante 230 Kilômetros de Joinville/SC, (optamos por uma viagem curta para a estréia do "Malinha" nosso pequeno Pedro Augusto com 01 ano e 02 meses), a viagem é tranquila e sinalizada.


De longe (ao fundo esquerdo) já avistávamos a Imponência das Esculturas Rochosas.

Está localizado no município de Ponta Grossa, e o Parque só fecha ás terças para manutenção.Os ingressos são comprados na própria bilheteria e podem ser pagos com cartão de crédito.

Os Atrativos Turísticos são divididos em 02 passeios:
1) Os Arenitos R$ 10,00 por pessoa.
2) As Furnas e a Lagoa Dourada R$ 8,00 por pessoa. (para esse há horários específicos, o último é ás 15:30 horas)
Para os 02 roteiros, eles disponibilizam um Guia e um ônibus que leva os turistas até o início da visitação.


Essa foi a parte que mais "pegou!" 
O Pedro não queria ficar sentadinho no nosso colo dentro do ônibus, confesso que comecei a me preocupar de como seria o "desenrolar" da nossa visitação.
Mas vamos lá porque deu tudo certo!

Os monumentos geológicos encontrados são constituídos por uma rocha denominada Arenito (formado pela compactação e endurecimento de camadas sucessivas de areia).A formação dessas figuras gigantescas foram esculpidas pela ação das chuvas e dos ventos a mais de 340 milhões de anos.

A verdade é que esse conjunto de formações dava a sensação de estar na era medieval em meio a uma cidade em ruínas!
Muita coisa para ver, fizemos o percurso inteiro (tem meia trilha tmbém!) 
São 3 Kilômetros, uma hora e meia andando, eles avaliam em nível médio, mas garanto que é tranquilo, porém com 12 Kilos nos braços deu para cansar!

A 1ª Figura que encontramos: 


Cabeça do Camelo
A Bota

Taça - Figura Símbolo da Cidade
Reparem nas cores da foto, o sol batia forte na taça dando um tom avermelhado e as outras "muralhas" sombreavam nós! Conseguimos perceber que a coloração das rochas mudavam com o passar das horas e da luz solar.


Notem essa foto: Conseguem ver a "mão" agarrando a árvore? No parque você avistará mil e uma formas, tudo dependerá do ponto de vista e da imaginação do observador!

Essa foto é para ter noção dos "Gigantes"com mais de 30 metros de altura.
Comparem: eu e o Pedro.


A primeira parte da trilha ( a meia trilha que eles falam) é descampada e termina 70 metros antes da Taça, a segunda parte dela fica dentro de um bosque, com vários cipós, macaquinhos no topo das árvores e muita sinalização de cobras na área. (Não encontramos nenhuma, ainda bem!)
A Caminhada você faz no seu ritmo, ou seja, não há nenhuma pessoa exigindo nada de você!
Isso para nós foi ótimo, as vezes tínhamos que descansar e revesar o Pedro, mas valeu cada passo da caminhada!

As Furnas
Também são arenitos localizados onde há uma circulação de águas superficiais as quais atravessam pelas fissuras formando desabamento. Resumindo: São poços criados pelo tempo.




São visitadas 03 Furnas. Essa foto foi tirada da maior, a Furna 01 - com 80 metros de diâmetro e 107 metros de profundidade, porém com 53 metros de água dentro.
Aquela plataforma lá embaixo, seria a base de chegada de um elevador que infelizmente ou felizmente parou de funcionar, imaginem a sensação de descer mais de 50 metros de altura e estar muito próximo dessa beleza natural.

Tive a sensação que seria o Ponto Alto da viagem se tivéssemos botado o pé nesse elevador, porém ele funcionou até o ano 2.000, a verdade é que o Parque foi fechado por dois anos e foi todo reestruturado dando muito mais atenção a Riqueza desse Sítio Geológico, um dos mais importantes do país.
Em 2003 reabriram o Parque, porém a estrutura disponível do Elevador não seguia os padrões de segurança exigidos pelo Conselho Regional de Engenharia, em 2006 começaram algumas licitações para adequação dele, recursos vindos do Fundo Estadual do Meio Ambiente, mas como não podemos esquecer da tamanha politicagem do nosso Brasil, o elevador está lá aposentado até hoje! 

Conhecemos a Lagoa Dourada, que aqui está mais parecida com a Lagoa Azul!
A Lagoa Dourada seria uma Furna em estado terminal, ou seja, uma Furna desabada! Essa Lagoa anos atrás tinha 30 metros de profundidade, hoje, provando que as Furnas ainda estão em transformações, ela não passe de 03 metros, isso porque toda a areia das furnas em desabamento caem aqui na Lagoa.



A Lagoa é linda e abriga traíras, bagres, carpas e tilápias.



Ela é chamada de Lagoa Dourada porque ao entardecer os raios solares atingiam o seu fundo que era revestido de malacacheta refletindo um tom dourado, mas devido ao processo de assoreamento que ela recebe esses raios já não a deixam dourada mas mesmo assim o visual é encantador.

Fica aqui o relato de mais uma experiência tendo como objetivo registrar detalhes e informações ajudando e indicando lugares belos a serem conhecidos. Fiquei muito feliz de realizar mais esse roteiro e compartilhar aqui no Blog.
Visitar esses atrativos naturais sempre nos deixam com um ponto de interrogação, sem saber por quantos anos eles ainda estarão lá para nos receber!
Abraços e até o próximo diário,
Ana, Guto e agora Pedro
- 02/05/2010.

21 comentários:

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

êêê!!! Adorei a estreia do Pedrinhooooo!!!
menina,esse lugar é showw!!! E ele bem a vontade ,ne?? ta vendo como as dificuldades de se viahjar com crianças a gente mesma que poe na nossa cabeça??ele esta só sorrisos nas ftos,muito lindo!!a carinha de quem tava adorandoooo tudo!!! adorei as fts,a que mais gostei foi da mão agarrando a arvore!!!Perfeitooo!! mas confesso que a da garrafa..hum..num vi ela não...kkkk
Adorei a estreia dele, quero ver ele em muitos posts agora,einh!!! equanto ao selinho...como disse tentei dar a quem ainda não tinha recebido,mas o bloguinho de vcs sempre está nas nossas leituras diarias e preferidas!!!
bjaaaooo,otima terça!(passei a manha sem net,graças a deus que voltou,ufaa!!!)kkk..
bjksss...

Mamãe Mari Hessel disse...

Olá Ana! Então vc veio visitar os atrativos da "minha cidade"? O parque de Vila Velha é um belíssimo lugar mesmo! Que bom que gostou!

beijinhos
Mari e Pedrinho - Mundo do Pedro
http://mariepe.blogspot.com

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

AHAMMM!!! rsrs..agora simmm..parece uma enorme garrafa de coca colaaaaa...hummmm!!adorei,hehehe!(viciada em coca cola,heheh)
ah,e tinha me esquecido de dizer:a foto que vc postou na abertura la do blog la em cima..que é que isso??bela,bela,bela...digna de capa da "guia 4 rodas"..manda para a revista Viaje Aqui!serio! ta mt linda!!
bjssss

Giseli disse...

Lugar lindoo....Maravilhoso.....e o Pedro com vcs a viagem deve ter se tornado melhor ainda e + cansativa também.
Bjus

Isis Reinert Gonçalves disse...

A-D-O-R-E-I......


Nossa que lugar mais lindo...vale a pena mesmu!E o dia de sol tbm contribuiu.
Mas o Pedrinhu sorrindo nas fotus é a coisa mais linda desse mundo!!!Como pode ser tão totosinhuuu....vontade de esmagarr....(no bom sentido,lógico..rss)

Bjs

Keyla disse...

Muito legal as imagens!!
Eu estive lá, mas a anos atrás! rsrrs

Karina disse...

Oi Ana,

Lindas imagens! Acredito ter sido um belo passeio, além dos belos locais,o tempo colaborou, o sol parecia estar gostoso.

Morei em Ponta grossa durante 8 meses. Meu marido é natural desta cidade e sempre que temos um tempinho visitamos a sogra.

Beijocas

Ioly a dona do verdades... disse...

Que lugar deslumbrante! Esses passeios em contato com a natureza é tudibom, revigora.
E o seu pequeno parecia estar em casa, aliás, ele é muito lindo!
Fiquei feliz com sua visita ao verdadesdemae
bju

Georgia disse...

Ai que fotos lindas!! Viajar é tudibom mesmo né? ainda estreando o filhote na bagagem, melhor ainda!!!
Bjus!!!

Juliana disse...

Que lugar é esse menina? E quanto ao meu último post, que meu marido não me ouça, mas se fosse fácil ser mãe, os pais seriam, hehehehe. O meu tenta e se sai muito bem, mas a capacidade de fazermos várias coisas ao mesmo tempo nos deixa sempre na vantagem né? Beijo querida.

shi disse...

oi aninha, passei rapidinho só pra dar sinal de vida. preciso voltar pro repouso :(
amei a estreia do filhote :) eu estive em vila velha quando finalizei o colegial no joão colin, sabia ? o lugar é lindo !!!!
beijocas

Georgia disse...

A brahma passou cedo por aí essa semana hein amiga!! Huahuahuahau, ela vai passar por aqui hj a noite tbm, ah, é véspera de sexta feira né?
Bjus amiga!

RENATA RZ disse...

Oi Ana
muito prazer em conhecê-la!

Adorei seu blog, vou embarcar nas suas viagens!
E que lindas as imagens desta viagem a Vila Velha!
PArabéns!
BJS GREEN

Mariana disse...

Lindo post, Ana. Só agora vi! O Pedro tá um fofooooo! 12 kilos??? Humpft! O Arthur não chegou lá ainda, acredita? Obrigada pelas dicas do banho, mas, nessa fase que o Arthur está não rola tomar banho sozinha... Se fizer isso, quando sair do banho a casa vai estar de cabeça pra baixo! rs...

Bjs!
Mariana

Déia. disse...

que coisa mais linda!!!!!! AMEI! Quero conhecer!

Coisas de mãe disse...

Oi Ana, tudo bem?

Não acredito que moro tao perto de Vila Velha e ainda não levei meus filhos! E o pior, lembro de ter ido várias vezes quando criança e ter adorado!!! Depois deste teu super post vou ver se em julho mesmo dou um pulinho la!! Adorei tuas fotos e teu post!

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Mina disse...

Ana, simplesmente é de arrepiar, quantos locais lindos e quanta beleza que o Pedrinho está vivenciando! Adorei mesmo, ótima quarta feira para vocês!!!bjs!

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
adorei o diário e as dicas.
Ai MEU DEUS, a lista co os lugares que quero conecer com as meninas só aumenta.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Michel disse...

Belíssimas fotos, bem legal ter caído aqui no blog de para-quedas!! Continuem postando e divulgando nossas belezas naturais! Abraços e paz, Michel
www.rodandopelomundo.com

Andrea Bettiati disse...

ai amiga, nem preciso dizer que amei nao éam? adoro o jeito que vc explica as coisas....fiquei impressionada com as esculturas de pedra....lindas demais. Lindas a fotos, e LINDOS os seus óculos...hehehe. é claro que nao poderia deixar de comentar isso...hehehehehe...beijossssssssssssssss

lunaolargachupeta.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Aninha!!!
Quanto tempo não passava por aqui, menina!!!
Adorei o post! Que lugar bacana, nossa!!!

E o Pedrinho, que xuxu!!! Amei de paixão, tão comportadinho e lindo!!!!

Belo passeio!
Vou anotar na agenda mais este lugar (porque por aqui só ficamos nas anotações por enquanto...)

Beijão!!!
Ju