terça-feira, 1 de julho de 2008

Compras no Paraguay - Vantagens e os Cuidados que você deve tomar.

Dos dias que ficamos hospedados em Foz, tiramos 2 dias para compras no Paraguay.
Fomos com uma bolsinha na cintura camuflada dentro da calça garantindo um pouquinho mais a nossa segurança, estava tudo tranquilo até que o Guto disse: - Fui roubado!
Como era a minha primeira vez no Paraguas já comecei a ficar nervosa, mas a verdade é que eles levaram apenas uns trocados do bolso de trás, foi bem rápido, deram um empurrão, meteram a mão no bolso e zás!
Não vacilamos em nenhum momento, e procuramos escolher os estabelecimentos comerciais em que iríamos comprar, alguns deles foi na Casa Nippon,  Monalisa e na Elegância Perfumaria.

Lojas e opções não irão faltar, aqui você encontrará desde uma canetinha colorida cheirosa até lojas de grife com coisas maravilhosas, sendo elas falsificadas, réplicas e as originais, vai do seu gosto e do seu bolso!
Não é por menos que esse turbilhão de vendas correspondem a 50% do PIB do Paraguay, e é considerado o 3º Maior Pólo de Compras do Mundo, ficando atrás apenas da China e do EUA!
É um aglomerado imenso de camelôs e gente perambulando pelas ruas para vender e para comprar. As lojas funcionam de Segunda a Sábado das 07:30 hs ás 16:30hs.
Mas a dica é evitar o sábado!!!

Ciudad del Est é um tudo para quem está com tempo e gosta de gastar, Gastar e GASTAR, só não esqueça que existe um limite de compras, a Receita Federal Brasileira determina 300 dólares por turista para estar dentro do limite de isenção, caso contrário tudo o que ultrapassar resulta 50% do excedente em imposto.
É claro que ultrapassamos, mas tivemos sorte e  passamos na fronteira sem nenhum problema e sem pagar os temidos impostos!
Mas nem sempre todos os turistas entram e saem satisfeitos com suas aquisições, recebemos um guia de alerta da Polícia Turística e dividirei aqui com vocês.
Fique de olho nas situações mais comuns que costumam acontecer:

1) O assalto por falsos parceiros: Isso ocorre quando os turistas contratam conduções alternativas que não possuem autorização para transportar turistas do Brasil para o Paraguai, os assaltantes levam para áreas rurais e roubam toda a mercadoria e o dinheiro do passageiro.
- Nós fomos de ônibus circular, embarcamos na frente do hotel e deveríamos ter ficado depois da ponte, mas como estava um tumulto, o motorista começou a gritar em espanhol ou em guaraní, sei lá, e mandou o povo descer do ônibus bem antes da ponte, lá foi nós como formiguinhas embaixo de um sol escaldante!

2) A segunda infração mais cometida é feita com compras no cartão de crédito, os comerciantes passam um valor superior ao feito pelo turista.
- Preferimos pagar em espécie, até porque é a melhor forma de você se controlar nas compras, na hora que acaba, ACABOU! Mas por outro lado vem a insegurança de andar com dinheiro, a mesma que bate de frente com essa situação! Atenção é a palavra de ordem, se usar o cartão confira os valores digitados antes de inserir a sua senha!

3) A não entrega do produto comprado, o turista passa o endereço do hotel e mais tarde recebe a entrega: uma caixa cheia de pedras!
- Nós carregamos tudo o que compramos, primeiro compramos o que era mais leve e por último ficaram o que seria mais pesado. Confira tudo ainda dentro da loja e leve a sua compra!!!

Fica aqui a nossa experiência e as dicas para você evitar ser mais uma vítima dos crimes mais cometidos em Ciudad del Este.

Tchau amigos, estamos voltando cheio de "muambas e mais 1.754 kilômetros rodados em nossa bagagem!"

Nenhum comentário: