segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pomerode - S.C


Pomerode é a cidade MAIS ALEMÃ do Brasil com aproximadamente 25.000 habitantes.

Essa informação eu até já tinha conhecimento, a novidade para mim foi em saber que 70% da população faz o uso do idioma, cultura herdada dos colonizadores vindos da Pomerânia região norte da Alemanha.

Uma cidade tranquila, charmosa e romântica!
Está situada no Médio Vale do Itajaí á 170 Kilômetros da Capital.


Pomerode foi fundada em 1.959 e mantém o fascínio de uma pequena comunidade e a forte influência alemã em seus costumes - a dedicação ao trabalho, o respeito à fé religiosa, a arquitetura enxaimel, as sociedades de caça e de tiro, as danças folclóricas, as bandinhas e delícias culinárias que só são encontradas na cidade. A maior prova de apego às tradições da terra natal é por manterem como feriado o dia posterior à Páscoa e o Natal, como é de costume na Alemanha.


Portal Sul





Portal Norte - A construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945.


Aqui temos a Festa Pomerana, evento que ocorre anualmente em janeiro, atraindo muitos visitantes à cidade. São 10 dias muito alegres e divertidos que ressaltam a cultura germânica com muito chope, música, dança, comidas típicas e desfiles pelas principais ruas da cidade.


Grupo Folclórico


Bandinha Típica na Casa do Imigrante


A Gastronomia


Fomos conhecer a Rota do Enxaimel



Uma estrada linda com a maior concentração de edificações em estilo enxaimel existente fora da Alemanha (pode-se dizer com certeza que Pomerode é uma Alemanha em miniatura!)
São 70 casas espalhadas ao longo do trecho, casas e quintais tão limpos e perfumados pelas flores bem cuidadas, que dentro do carro sentíamos
a sensação maravilhosa de estar naquele lugar.



Logo no ínicio do trajeto está a Casa Haut, estabelecimento comercial fixado em uma típica construção enxaimel. Pelo caminho, se encontra também o ateliê da artista plástica Silvana Pujol, com exposição e venda de cascas de ovos pintados a mão, a Confeitaria Multi-Doces, especializada em bolachas e doces, e a Casa de Taipa, ambientada ao estilo das antigas casas dos imigrantes alemães.Ao final do trajeto está a Casa Wachholz, a mais antiga casa enxaimel da região.



Não dá para vir para cá e não conhecer o Zoo Pomerode o qual recebe mais de 120.000 visitantes por ano.
Ingressos R$ 12,00 por pessoa. (em 22/06/2008)

O Jardim Zoológico é a maior atração turística da cidade e está localizado no centro.
Foi inaugurado em 1932 é o mais antigo de Santa Catarina e o 3º em todo o país.
Atualmente vivem mais de 225 espécies, totalizando 1.300 animais.


Fiquei feliz de ver que muitas pessoas prestegiam o lugar, muitas excursões e criancinhas nostálgicas ao verem todos aqueles animais, logo pensei que um dia queria trazer meus filhos aqui! (não sabia eu que já estava grávida, fui saber 02 dias depois do passeio, meu bbzinho estava com 5 semanas na minha barriga).



Mais informações do Zoo aqui!

Espero que tenham gostado, curtido e passeado com a gente, para quem tiver a oportunidade, esse é mais um roteiro da nossa Bela e Santa Catarina. Abraços e até a próxima!

8 comentários:

Georgia disse...

Nossa que lugar lindo né? Ah, ir ao zoo é tudo de bom!!! Adorei as fotos, bjus e ótimo fim de semana (^.^)v

shi disse...

eu amo pomerode !!! tem até um post no meu blog da última vez que passei por lá: http://fashina.blogspot.com/2009/03/fim-de-ferias.html

ando doida pra voltar :D

beijoca pra vc e até amanhã (ai que delícia falar isso) eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

olá!!! ah,mas me deixas babando nos lugares lindos que vcs ja foram!!!!!!
Estou precisando de uma viagem assim, e dessa vez, sem a "malinha"..rsrs..tipo uma 2 lua d emel,sabe?? será que consigo ficar sme levar ele??rsrsrs..bjs, bom domingo!;-)

Giseli disse...

Ana... precisamos levar nossos pimpolhos para conhecer o zoologico pensa.... só na bagunça que vai dar precisamos combinar....
Bjs

Ioly disse...

Ana, suas fotos estão incríveis, mas a do casal apaixonado lá de cima, roubou a cena... rs
bjk

Lilian disse...

Oi Ana! Vamos a Timbó, visitar os primos, no feriado! Quem sabe conseguimos visitar o Zoo de Pomerode desta vez? Voltei aqui para anotar suas dicas! ;) Beijão,

Lilian
http://viajemaispormenos.blogpsot.com

Nos Vamos de Carro disse...

O diferencial do blog de vocês é a qualidade das fotos! Parabéns!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Obrigada amigos "Bruxos de Floripa - Nós Vamos de Carro"
Fazemos o possível pra deixar relatado e com belas imagens de onde passamos!

Abraços
Ana & Guto