segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Galinhos - RN

Não tínhamos planejado conhecer esta cidade, na verdade não sabíamos nada sobre ela.
Galinhos surgiu 2 dias antes de voltarmos de viagem, sorte a nossa!!!
Distante 190 Kilômetros de Natal, encaramos com o Celtinha que tínhamos alugado as 3 horas de viagem pela RN 406. Na estrada percebemos a mudança da vegetação, a caatinga, os bezerrinhos magros e outros mortos por conta da seca. Quando saímos da 406 e pegamos a RN 402 nos sentimos totalmente solitários no meio do nada, as pistas estavam livres e só fomos encontrar outras pessoas quando chegamos no local de partida das embarcações, o acesso a península se dá por barcos, buggy´s ou veículos 4 x 4 quando a maré está baixa. Conhecemos o Tarcísio e a Cátia recém casados que estavam passando a Lua de Mel e aguardavam companhia para assim negociar a travessia. 
Conversamos com o barqueiro e fechamos um passeio em toda a região por R$ 120,00.
A impressão de estar em um lugar longe de tudo começou lá na estrada, mas confirmei quando botei o pé dentro do barco - o Catamarã partiu apenas com nós 4!


Salinas Diamante Branco.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil, e grande parte dele sai daqui!

Seguimos para Capim e contemplamos Dunas praticamente intocadas, eram mexidas apenas pelos fortes ventos que transformavam tempestades de areia e “cortavam” as nossas pernas.
  

Dava para se perder na imensidão de areia e com o dia lindo e super quente faltava fôlego para percorrer as dunas, então aproveitamos a água clarinha e em perfeita temperatura para uns minutos de paz e relex.



A nossa próxima parada foi em Galos, no Restaurante da Dona Irene, uma das 2 únicas opções da região. Tudo fresquinho, saboroso e por um preço acessível. A sobremesa foi uma cocada caseira que lembrando já me dá água na boca!


Descansamos o almoço observando um outro catamarã que chegou trazendo as crianças da escola, as quais vinham brincando e sorrindo cheias de inocência e simplicidade, inclusive trouxemos de lembrança umas conchinhas que os mesmos vendiam quando avistavam algum turista.
Eu já estava super feliz de ter vindo até aqui, mas sabia que ainda tinha mais, o ponto final e principal ainda ia chegar.


Fiquei encantada com Galinhos! Uma Vila de Pescadores com apenas 2.000 habitantes.
Assim que deixamos o barco fomos recepcionados por 2 meninos oferecendo seus serviços de tour, eles eram charreteiros e ofereciam o meio de condução de praticamente toda a população, o táxi de charrete!


Foi diversão total andar na carroça puxada por um jumento, nos cobraram R$ 15,00, eles apresentaram a cidade passando pela escola, pelo mini mercado, pelo centrinho pela igreja e pela praça da televisão, ficamos abobados em saber que ainda há praças que reúnem os moradores para assistirem os programas em um única TV!
Presenciar no mesmo mundo onde vivemos um lugar pacato sem violência e sem ganância materialística, foi felicidade sem medidas!
Fomos conhecer a praia e o Farol, o jovem charreteiro Israel nos levou para um tipo de barzinho de frente para o mar, não recordo o nome, mas não há erro, porque certamente ele é o único. O lugar é delicioso com muitas espreguiçadeiras, almofadões e redes para você se embalar e curtir o visual paradisíaco e também a prática do Windsurf, o qual estrangeiros do mundo inteiro destacam que alí é o lugar perfeito para o esporte.















Ficamos alí curtindo o vento e a tranquilidade, tomamos um sorvete e nos despedimos daquele sonho de lugar.
Lugar o qual está sendo cobiçado pelo mercado hoteleiro e turístico interessados em “bombar” a tranquila península, mas os próprios moradores estão unindo forças para descartar essa hipótese a fim de continuarem disfrutando a paz e o sossego da pequena cidade.


Sentirei saudades desse lugar!
Até a próxima Galinhos!

Leia também:

Passeio de Buggy - com EMOÇÃO!

O Maior Cajueiro do Mundo.

Sensasional Passeio de Dromedário na Praia de Genipabu

Mergulhando em Maracajaú.

3 comentários:

Nos Vamos de Carro disse...

Aí Ana, esse lugar parece muito interessante!
Estamos de olho no Viajar é tudibom - estamos pensando em ir ao RN - já olhamos seus posts - sempre tem ótimas dicas. Temos algumas milhas e 6 diárias de um plano de viagem - só falta conseguir conciliar as datas - milhas, diárias e o pior, folga no trabalho. Esperamos conseguir para esse ano.
Abraços - Valério e Tetê

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Amigos, se joguem!
Fazer uma viagem ao Nordeste, principalmente para Natal que é um destino caro se tratando de aéreo pra nós que estamos no Sul, é uma ótima pedida conseguir viajar com Milhas, nós também fizemos essa viagem free!
Tenho muito o que falar dos dias que passamos lá, e aos poucos consigo atualizar o Blog, mas uma dica muito útil é alugar um carro e além de curtir Natal é percorrer o litoral Norte á Sul do Rio Grande do Norte, costeamos de Pernambuco ao Ceará, e adivinhem? Conhecemos lugares incríveis assim como esse- Galinhos, lindo de viver!!!

Ana disse...

Oieeee! tava c saudade dos relatos de vcs,sabia?? ah como é lindo meu RN.. e morro de vergonha por ser daqui e ter tanta coisa linda que ainda não conheço..mas esse ano se Deus quiser meu projeto de conhecer meu Estado sai do papel...
adorei as dicas e o relato..
bjo enormeeee,xará!! ;)